H

 


Acupuntura


É uma prática fundamental da Medicina Tradicional Chinesa, já utilizada há mais de 3000 anos no Oriente e que nos últimos anos se difundiu pelos países do Ocidente. Os fundamentos da Acupuntura têm sido comprovados cientificamente e essa prática médica é atualmente uma das 52 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

 

A Acupuntura se baseia em que as energias percorrem trajetos certos e já conhecidos no corpo. Esses trajetos, chamados de meridianos ou canais de energia, passam profundamente pelos órgãos e vísceras e se exteriorizam na pele e estruturas próximas (tecido subcutâneo, músculos, tendões, etc.). Os órgãos e vísceras têm seus meridianos correspondentes, cujos trajetos externos percorrem braços, pernas, cabeça, tórax, abdome, costas. Existem diversos outros meridianos extras, com trajetos externos distribuídos pela superfície do corpo.

 

Nos trajetos superficiais de cada meridiano de energia foram mapeados pontos específicos, que podem ser alcançados por agulhas, permitindo que sejam estimulados ou sedados, conforme o caso, de forma a desbloquear a passagem da energia e permitir sua circulação e distribuição harmoniosa por todo o organismo. Nesses pontos de Acupuntura a inserção de agulhas tem a maior eficácia terapêutica. A seleção da combinação mais adequada de pontos para colocação das agulhas em cada paciente é decidida pelo Médico Acupunturista, levando em conta as desarmonias específicas e as características pessoais de cada indivíduo.

 

Outras formas complementares de ação sobre a energia dos meridianos, além da inserção de agulhas, são:

  • Moxabustão: Aplicação de calor com a moxa, que consiste em um bastão geralmente feito de algodão e uma planta medicinal prensada e seca, em geral a Artemísia vulgaris, o qual é aceso em uma de suas extremidades e aproximado do ponto que se quer tratar, a uma distância que permita aquecer a pele mas nunca queimar
  • Eletroacupuntura: Aplicação de pequena corrente elétrica, geralmente nas agulhas, que reforça o efeito da Acupuntura
  • Laserterapia: Aplicação de radiação luminosa polarizada, que intensifica, ou em certos casos até substitui a aplicação de agulhas
  • Ventosas: Aplicação de campânulas de sucção a vácuo na pele, para produzir pressão interna negativa, descongestionando a energia e o sangue


Embora seja sempre lembrada como tratamento para dores, a Acupuntura, como uma Especialidade de Clínica Médica, pode tratar uma grande variedade de doenças:

  • Músculo-esqueléticas: Dores de coluna (cervicalgia, dorsalgia, lombalgia) e de joelho, ciática, ombro e cotovelo doloroso, bursite, tendinite, artrite, torcicolo, fibromialgia, dor da articulação temporomandibular (ATM), dor no calcâneo, traumatismos, lesões por esforços repetitivos (LER/DORT)
  • Digestivas: Gastrite, refluxo gastroesofágico, azia, constipação intestinal, intestino irritável diarréico, colites agudas e crônicas, enjôos, soluços
  • Respiratórias: Bronquite, asma, rinite, sinusite
  • Neurológicas: Enxaqueca, cefaléias em geral, vertigem e zumbidos, seqüelas de acidente vascular cerebral, paralisias faciais, neuralgia do trigêmeo, dores dentárias, neuralgias intercostais, formigamentos
  • Psíquicas: Ansiedade, depressão, insônia, síndrome do pânico, estresse
  • Ginecológicas: Tensão pré-menstrual (TPM), distúrbios menstruais, corrimentos genitais, sintomas de menopausa
  • Urológicas: Sintomas prostáticos e urinários
  • Cardiovasculares: Hipertensão arterial, palpitações
  • Endócrinas: Obesidade
  • Dermatológicas: Urticária, eczemas, psoríase
  • Diversas: Tabagismo, gripe e resfriado, diminuição da resistência imunitária em geral


A Acupuntura aplicada por médico assegura que não está sendo tratado apenas o sintoma, mas também as doenças energéticas que são diagnosticadas clinicamente e que são a base dos quadros clínicos apresentados pelo paciente.

 

Outras práticas terapêuticas podem ser utilizadas complementarmente com a Acupuntura, para atingir resultados mais completos e duradouros:

 

Dietoterapia - Orienta uma alimentação adequada, levando em consideração o valor energético dos alimentos e não simplesmente seu valor calórico.

 

Fitoterapia - Aplica remédios a base principalmente de ervas, utilizando os princípios ativos e energéticos de partes das plantas, como folhas, flores, frutos, cascas e, em grande parte, raízes. Os medicamentos fitoterápicos podem ser apresentados na forma de ervas (em frasco ou sachê) para preparo de chá na forma tradicional de ferver as ervas em água, mas modernamente também estão disponíveis na forma de extratos secos (chá instantâneo), extratos líquidos, glóbulos ou cápsulas, que facilitam o uso e dão mais certeza das quantidades corretas ingeridas.

 

Terapia com Ventosas Deslizantes 

 

Para um resultado completo e mais rápido, visando reestabelecer a saúde e a vitalidade apartir do equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual, disponibilizamos a vocês, essa outra prática oriental que é a Terapia com Ventosas Deslizantes. Trata-se da aplicação do fluxo de energia necessário para o auxílio ao tratamento de base realizado pela Acupuntura.

 

Essa técnica é simples. O profissional treinado nessa prática, aplica um óleo na região dorsal do corpo (costas) e faz a sucção leve da pele desta região com o equipamento de ventosa. São realizados movimentos suaves com a ventosa, por aproximadamente 10 minutos. Os resultados terapêuticos dessa técnica podem ser percebidos já ao término da sessão.

 

São inúmeras as enfermidades tratadas por meio dessa terapia, entre elas, estresse, dores na coluna cervical (pescoço), dorsal (costas) e lombar, contraturas musculares entre outros. Propomos a aplicação dessa terapia pelo menos uma vez ao mês, como reforço às sessões de Acupuntura.

 

Experimente este método para relaxamento e revitalização de suas energias! 





 

   

IMCA - Instituto de Medicina Tradicional Chinesa
Rua Engenheiro Francisco Azevedo, 836- V. Madalena | São Paulo | SP | 11 3672.9335/11 3672.6573

© Copyright 2010 | Todos os direitos reservados