H

 


Programa de Redução de Peso (PRP)


Tratando o Sobrepeso e a Obesidade com Acupuntura
No IMCA -Instituto de Medicina Tradicional Chinesa, o trabalho é essencialmente clínico; portanto traçamos aqui um panorama geral de como tratamos o excesso de peso em nossas clínicas através do Programa de Redução do Peso - PRP. 
Por que engordamos?
O aumento do peso depende do aporte e do gasto calórico.
O aporte calórico vem da alimentação; tudo o que comemos é convertido em energia para que possamos realizar todas as atividades do dia a dia, ou seja, gastar calorias, e isso ocorre por meio de ações involuntárias (respirar, pensar, manter a temperatura do nosso corpo) e ações voluntárias (correr, dançar, pular).
Quando se inicia o processo de emagrecimento, o organismo precisa de algum tempo para se ajustar ao novo padrão de alimentação e à nova estrutura corporal. Por isso métodos de emagrecimento rápido não são duradouros, e a tendência é sempre voltar ao formato antigo.
Um dos segredos é desenvolver uma rotina alimentar saudável para a vida toda.
Como funciona o tratamento?
Normalmente os quadros de ganho de peso vêm acompanhados de transtornos emocionais, que podem ser tratados pela Acupuntura e Auriculoacupuntura (sementes de mostarda aplicadas na orelha), que visam o equilíbrio geral do organismo, pela harmonização do fluxo da energia nos meridianos.
Mas só este procedimento não é suficiente; por esta razão estão inclusas orientaçãoes para se iniciar a mudança de hábito alimentar baseada na Dietoterapia Energética Chinesa, que considera a interação das energias Yin e Yang do indivíduo e dos alimentos.
O tipo de dieta que você receberá, será de acordo com o seu perfil energético (Yin ou Yang) que identificamos por meio de um questionário, além de ser avaliada a composição corporal (índices de massa gorda e massa magra).
O tratamento tem duração de seis sessões.
o objetivo é ensinar você a alimentar-se de forma saudável e atingir não apenas um peso ideal, mas também o equilíbrio energético.
Quais são as vantagens desse tratamento?
Não há uso de medicamentos farmacêuticos; eventualmente, quando necessário, são prescritos medicamentos fitoterápicos como conduta complementar ao tratamento principal.
A modulação da ansiedade, apetite e metabolismo é realizada somente pela acupuntura. É solicitado ao paciente que realize exercícios físicos muito simples como caminhada e alongamento.
Toda sessão de Acupuntura tem a orientação da Nutricionista, que fará a melhor adaptação de cada cardápio de acordo  com suas necessidades.
O acompanhamento quinzenal garante resultados mais eficazes na redução do peso. 
Este tratamento é realizado nas unidades:
Vila Madalena/Pompéia e Alphaville. 
 
Responsável Técnico:                                                   
Dr. Wilson Tadeu Ferreira                                  
CRM 31.788  
 
Nutricionistas:
Débora Rosa
CRN3 - 25.273
 
Valéria S Begotti
CRN3 - 33.437 
 
Amanda Oliveira
CRN3 - 33.378
 
             







Nutrição

 

   

IMCA - Instituto de Medicina Tradicional Chinesa
Rua Engenheiro Francisco Azevedo, 836- V. Madalena | São Paulo | SP | 11 3672.9335/11 3672.6573

© Copyright 2010 | Todos os direitos reservados