H

 


Bebida probiótica e isoflavona de soja na prevenção do câncer de mama


Estudos epidemiológicos realizados no Japão mostraram que o consumo de isoflavona de soja um composto natural pertencente à classe dos flavonoides tem relação com a redução do câncer de mama. O estudo relata que o mecanismo da prevenção do câncer de mama pode ser atribuído às ações estrogênicas e antiestrogênicas das isoflavonas como genisteína e daidzeína contidas na soja.

O estudo também diz que a microbiota intestinal afeta o metabolismo das isoflavonas de soja, por outro lado, se consumido bebidas lácteas fermentadas contendo Lactobacillus casei Shirota pode-se então potencializar o efeito preventivo das isoflavonas da soja contra o câncer de mama.

Para o estudo foram avaliados 306 casos de câncer de mama e 662 controles entre 40 e 55 anos por meio de questionários e entrevistas. Para a analise as mulheres foram divididas em dois grupos, as que consumiam soja e bebidas lácteas fermentadas quatro ou mais vezes por semana contra as que consumiam menos que quatro vezes por semana.

O resultado da analise do consumo de soja x câncer de mama mostrou que quanto maior o consumo de isoflavona, menor a ocorrência de câncer de mama, pois esta consegue inibir a formação de células cancerígenas, possuindo uma maior afinidade para o receptor de estrogênio e uma forte atividade antioxidante. E que o consumo regular de bebidas lácteas fermentadas contendo Lactobacillus casei Shirota e isoflavonas desde a adolescência reduziu a incidência de câncer de mama em mulheres japonesas.

 

Principais fontes de isoflavona: soja, leite de soja e tofu.





Nutrição

 

   

IMCA - Instituto de Medicina Tradicional Chinesa
Rua Engenheiro Francisco Azevedo, 836- V. Madalena | São Paulo | SP | 11 3672.9335/11 3672.6573

© Copyright 2010 | Todos os direitos reservados