H

Tira-dúvidas

Pergunta de LLB: A Acupuntura tem o poder de cura ou apenas alivia sintomas de dor e desconforto causados por determinadas doenças?

Dr. Wilson: quando olhamos para os fundamentos da Acupuntura, aprendemos que as lesões se apresentam nos níveis Energético, Funcional e Orgânico. A atuação da Acupuntura se apresenta mais eficiente nos níveis Energético e Funcional como acontece na tensão pré-menstrual, enxaqueca, cólicas menstruais, etc. Já quando existe uma lesão orgânica, por exemplo, uma hérnia de disco de característica severa, provocando lombalgia e/ou ciatalgia, a cura é muito difícil com a Acupuntura; nestes casos, a atuação será mais analgésica o que trará bem estar ao paciente. Portanto, a Acupuntura pode curar determinadas patologias e aliviar sintomas em outras.

Pergunta de LLB: Quais são os pontos mais importantes do corpo para o tratamento? A orelha, os pés...ou eles são selecionados de acordo com o diagnóstico de cada doença?

Dr. Wilson: quando analisamos a história clínica de um paciente, buscamos descobrir as causas das doenças, realizamos hipóteses diagnósticas, propomos princípios de tratamento e, finalmente, escolhemos pontos que podem estar as superfície da pele, no couro cabeludo (craniopuntura) ou na orelha (auriculoacupuntura). A escolha depende da estratégia de tratamento estabelecida pelo Médico Acupuntor para obter o melhor resultado.

IMCA - Instituto de Medicina Tradicional Chinesa
Rua Engenheiro Francisco Azevedo, 836- V. Madalena | São Paulo | SP | 11 3672.9335/11 3672.6573